sábado, 29 de março de 2008

Telecurso 2000, remodelado, vira Novo Telecurso

Autor: Evandro Eboli
Fonte: Jornal O Globo – 23/03/2008

Resumo:
Para os alunos da floresta, estudar é uma aventura. Levam, às vezes, horas de caminhada até a sala de aula. Entretanto 400 crianças e jovens que vivem na região dos seringais, no interior do Acre, não reclamam e fazem questão de aprender a ler, escrever e expandir seus conhecimentos. Após seis anos de parceria entre o governo do estado e a Fundação Roberto Marinho, o Telecurso 2000 foi remodelado e passou se chamar “Novo Telecurso”.

Assim como o Acre, outros estados também adotaram o Telecurso como uma política pública permanente de educação. O Telecurso é responsável pela formação de mais de cinco milhões de alunos em todo país. O projeto, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), incluirá no currículo do ensino médio disciplinas como filosofia, artes plásticas, música, teatro e sociologia.

A Escola Júlio Martins, localizada em plena floresta amazônica, é um exemplo do alcance das telessalas.

Vilma Magalhães, gerente-geral de Educação da Fundação Roberto Marinho disse que o Telecurso está legitimado e é uma alternativa pedagógica para a educação básica e tem sido adotado como uma política pública. Disse ainda que, no Telecurso, o professor é um mediador pedagógico, um facilitador. É o educador moderno, e não aquele que trata o aluno como um número entre tantos.

As telessalas são equipadas com TV, aparelho de DVD, aparelho de som, dicionários, Atlas e mapas. Mas as aulas não são baseadas apenas nos vídeos. Os programas de TV são exibidos em 15 minutos, e o conteúdo é aprofundado com livros e discussão em sala.

Além de ampliar e reformular seus conteúdos, o Novo Telecurso vai atender aos alunos portadores de deficiência auditiva, vai estar disponível em DVD e terá legendas e linguagem de sinais.

Com o objetivo de reduzir o atraso escolar na rede pública e combater a evasão nos antigos supletivos, a Fundação Roberto Marinho renova seu comprometimento com ações de Responsabilidade Social através do Novo Telecurso.

Análise Crítica:

O autor da matéria, Evandro Éboli, descreve em detalhes o que acontece num ambiente de Telecurso no estado do Acre e com caráter elucidativo. Além descrever as características do novo Telecurso, ouviu a opinião das pessoas da região, como é o seu dia-a-dia, até a chegada às telessalas.

Sabemos que muitas empresas exercem suas atividades com objetivo de Responsabilidade Social, mas a matéria esclarece-nos sobre a existência desse projeto, antigo, que deu certo e agora foi remodelado, e que tem como princípio de realização, o modelo de parceria. No caso do novo Telecurso, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é parceira da Fundação Roberto Marinho.

A prática da responsabilidade social, deve ser encarada hoje como uma forma
criativa e inovadora de gestão empresarial, pois atualmente as dificuldades sociais não
são mais problemas exclusivos dos estados e governos, eles passaram a ser divididos
com a iniciativa privada.

A importância da administração social responsável é tão evidente que muitas organizações, por uma questão estratégica e até mesmo de sobrevivência, estão partindo para uma administração com responsabilidade social.

Nenhum comentário: