domingo, 13 de abril de 2008

Bill Gates defende maior participação social de empresas na América Latina

Autor: José Meirelles Passos
Fonte: Jornal O Globo – 05/04/2008

Resumo:

O autor esclarece que a situação econômica da América Latina melhorou nos últimos cinco anos, mas que os principais beneficados têm sido as empresas privadas e não os indivíduos. Para ele, chegou a hora de o setor privado dar a sua contribuição e nesse contexto descreve parte do discurso do megaempresário Bill Gates, na reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 4 de abril.
Bill Gates, fundador e presidente da Microsoft, disse que as corporações têm um papel importante a cumprir na educação, saúde e bem-estar das pessoas. Gates, em seu discurso, afirmou que é hora de aplicar o que ele chama de capitalismo criativo.
Ele abriu a reunião incentivando tanto a formação de novas parcerias entre o setor privado e os governos, através de doações, como de concessões diretas de empresas a entidades e comunidades carentes. Afirmou, também, que as empresas e indivíduos com ótima sitsuação financeira deveriam distribuir o seu lucro com habitualidade. Mas, esclareceu que é fundamental a monitoração da aplicação dos recursos distribuídos, para que não haja desperdício e atinjam os objetivos almejados. Porém muitas empresas não acreditam muito nesse tipo de parceria. Perguntas como: Será que o dinheiro vai ser aproveitado? Será que produzirá grandes resultados?, são dúvidas comuns entre os possíveis doadores.

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, disse que é preciso, sobretudo, conceder créditos a quem não tem para que o objetivo de erradicar a pobreza possa ser alcançado.

Análise Crítica:

O autor inicia a matéria com posicionamento crítico sobre o tema distribuição de riqueza, afirmando que o setor privado precisa ser mais generoso com os seus lucros em benefício dos indivíduos. Apresenta na matéria o discurso de Bill Gates e sua entrevista com o presidente do BID.
A importância da participação social das grandes corporações na ajuda aos mais necessitados tornou-se mais óbvia após a leitura da matéria em questão. As empresas precisam estar cada vez mais alinhadas com uma administração voltada para a responsabilidade social a fim de melhorar a educação, saúde e bem-estar das pessoas. Foi assim que Bill Gates se posicionou na reunião anual do BID segundo o autor da matéria.

Nenhum comentário: