sábado, 10 de maio de 2008

A função da empresa não é só fazer negócio

Autor: Amélia Gonzales
Fonte: Jornal O Globo – Caderno Razão Social Maio 2008 nr. 60

Resumo:

José Tadeu de Moraes, presidente da Samarco, disse em entrevista que minério é a base dos instrumentos de pesquisa para a saúde e, assim, é importante para o crescimento econômico porque permite que o ser humano viva mais. Ele afirmou também que quando o minério acabar, eles vão restaurar o lugar e propiciar atividades que dêem emprego às pessoas que hoje vivem em torno da Samarco.

Ele disse, também, que existe a preocupação quando se inicia uma atividade de mineração de que quando houver seu fechamento não haja prejuízo para a comunidade. Por isso, algumas iniciativas são tomadas em prol da comunidade. Por exemplo, em Anchieta, a Samarco, em conjunto com governo e ONG, identifica as necessidades das comunidades e trabalham sobre elas.

José Tadeu disse ainda que a empresa sempre se preocupou com questões de responsabilidade social, mais aguçada a partir dessa década por começarem a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Ele cita algumas ações como por exemplo : a preocupação de poupar combustível, usando mineroduto para transportar minério, em vez de transportá-lo por terra ou estrada de ferro; a empresa também possui centro de educação ambiental; é possível fazer horta e pastagem sobre um mineroduto e que a Samarco também possui programas na linha das comunidades de baixa renda.

Análise Crítica:

Amélia Gonzales relata a entrevista realizada pelo Globo com a Samarco, possibilitando ao leitor obter esclarecimentos sobre os mitos de uma empresa que se dedica ao ramo da mineração. Nesse contexto, a entrevista relata as ações no âmbito da responsabilidade social que a Samarco tenta explicar, apesar de exercerem uma atividade que supostamente agride a biodiversidade e que não traz benefícios para a comunidade. Mas a Samarco prova justamente ao contrário. Através de exemplos como a economia de combustível no transporte de minério feito por mineroduto, e sobre este poder ainda se fazer horta e pastagem, demonstra que a função da empresa não é só fazer negócio.

Nessas ações percebemos que o movimento de responsabilidade social é de suma importância para a gestão de uma empresa que precisa estar bem no mercado para ganhar dinheiro. Isso pode explicar o alto grau de investimento que possui a Samarco. Por existir uma preocupação socioambiental, a empresa consegue acesso a crédito mais barato e também é uma das razões dos investidores desejarem ter seu nome ligado a uma empresa reconhecida como altamente sustentável.

3 comentários:

Grupo Pentágono disse...

Bom é vermos Responsabilidade Social fazendo parte do dia-a-dia das organizações, como esta empresa de um setor tão crítico (a exemplo da mineradora que quase destruiu Miraí) estar preocupada: com a restauração do lugar quando houver seu fechamento, sem prejuízo para a comunidade, com a preservação dos recursos ambientais (sendo possível fazer horta e pastagem sobre um mineroduto), dentre outras. Pois, Responsabilidade Social é o envolvimento da gestão com todos aqueles com os quais a empresa se relaciona, através do estabelecimento de metas compatíveis, definida pela ética, não atendo-se ao marketing próprio, não apenas “fazendo negócio”.
Cassia AB Araújo - Turma 01 - Curso EAD em Administração/UFJF.

Vera Brito disse...

O grupo soube destacar os pontos mais importantes da entrevista com a Samarco e apresentou uma boa análise crítica, demonstrando que a preocupação da empresa, como de outras em geral, é mais a de buscar pelas benesses que a adoção de procedimentos de Responsabilidade Social do que a de simplesmente ajudar a desenvolver as regiões nas quais se encontram.

Vera Brito (aluna do curso ADM-EAD, turma 12)

Vera Brito disse...

O grupo soube destacar os pontos mais importantes da entrevista com a Samarco e apresentou uma boa análise crítica, demonstrando que a preocupação da empresa, como de outras em geral, é mais a de buscar pelas benesses que a adoção de procedimentos de Responsabilidade Social pode trazer do que a de simplesmente ajudar a desenvolver as regiões nas quais se encontram.

Vera Brito (aluna do curso ADM-EAD, turma 12)

(comentário corrigido)